Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

artigo: “Vocação: Chamado de Deus ou Escolha do ser humano?” 

vocacao
“Vocação: Chamado de Deus ou Escolha do ser humano?”
Pe. Jacaúna CSS
 Agosto de 2010

OBJETIVOS:
 1) Propiciar os profissionais do Reino e os grupos de profissionais um aprofundamento teológico sobre “Vocação” e seus grandes 3 níveis;
2) Entender Vocação, tanto para vida eclesial quanto social, como fruto de uma Experiência de Deus;
3) Oferecer alguns meios que ajudem no processo de descobrir, discernir, cultivar e acompanhar todas e quaisquer vocações no cotidiano.
   (...)

1.  Vocação à Vida
A vocação é ao mesmo tempo um chamamento de Deus e uma resposta pessoal.  O primeiro Chamado feito por Ele, refere-se ao dom mais precioso que cada ser humano pode possuir: a VIDA. Independente das circunstâncias que marcaram nossas origens, Deus quis que você e eu existíssemos. Para isso, Ele nos chamou à vida (cf Jr 1,5).
Portanto, a primeira das vocações é à existência (como se depreende da narrativa da cria­ção do Gn 1). À palavra de Deus tudo foi criado. Assim como Deus na criação nun­ca se repete e não vemos em uma árvore duas folhas iguais, cada ser humano é singular e diferente de todos os outros.
Nos capítulos 1 e 2 de Gênesis encontramos o relato da experiência espiritual de um povo que entendeu que tudo que existe procede de Deus e é bom. Daí decorre que todos somos continuamente chamados a cuidar, defender e promover a vida em todas as suas dimensões. Nesse sentido, no Novo Testamento o próprio Jesus afirma que veio para que todos tivessem vida e vida em abundância (cf Jo 10, 10b), de modo que todos os milagres de cura e libertação foram realizados nesta perspectiva: devolver a VIDA ao ser humano.
Vale ressaltar que o esforço pela defesa e promoção da vida deve alcançar não somente a própria vida, como a de todos os filhos e filhas de Deus, desde aqueles que estão sendo formados no ventre materno como também daqueles que aguardam o convite de Deus para a despedida final deste mundo.  Não é difícil perceber que a vivência radical desse aspecto da vocação exige testemunho firme frente a tantos contra-valores difundidos na sociedade e muitas vezes disfarçados de boas intenções.
Vocação e Vida são verdades sinônimas de uma mesma realidade. A Vida é um eterno Dom dinâmico. Deus chama o ser humano a viver bem este dom, sendo manifestação explícita de sua presença no meio da humanidade (cf Gn 1, 26). Ao referir-se à fecundidade matrimonial, os números 2367-2368 do Novo Catecismo da Igreja Católica ajudam a iluminar este argumento de que toda vida provém de Deus e cabe ao ser humano colaborar com a continuidade deste dom.  Também os números 51 a  73 ressaltam a vida como chamamento divino. Vejamos o que diz o número 52:
“Deus que habita uma luz inacessível quer comunicar a sua própria vida divina aos homens, criados livremente por ele, para fazer deles, no seu Filho único, filhos…”
Outro documento super importante para nós, da America Latina, também aborda sobre o chamado à vida. Refiro-me ao Documento de Aparecida, que diz:
“Ele (Deus), criou, a pessoa humana, livre e nos fez sujeitos de direitos e deveres em meio a Criação (n. 104) e pelo dom maravilhoso da vida a pessoa humana honra e dignifica-O, colocando-se a serviço dos demais” (n 106).
    (...)

Na integra confira em:  http://www.estigmatinos.org.br/artigo-vocacao-chamado-de-deus-ou-escolha-do-ser-humano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário